×

NOSSO BLOG

12 de Março de 2021

Três formas de ajudar seu filho no desempenho escolar

Compartilhar:

A forma como a criança se desenvolve na escola depende de vários fatores e várias condições que influenciam diretamente no desempenho do aprendizado. Os principais agentes desse processo são o próprio aluno, que deve estar interessado em conhecer, descobrir e estudar, o professor, que auxilia o estudante através de métodos pedagógicos e a família que deve estar sempre comprometida com o progresso da criança. 
 

Os principais ambientes dos pequenos são a casa e o colégio. Por isso, a família e a instituição de ensino devem ser parceiros na instrução de meninos e meninas. No meio escolar, essa instrução acontece através das aulas e de atividades que incentivam o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo e em casa esse trabalho precisa ser continuado para que bons frutos sejam colhidos na educação da criança. Dessa maneira, trouxemos para você três formas de ajudar seu filho nessa missão: 
 

1.      Incentive uma rotina de estudos 

Estudar em cima da hora é algo que não funciona por diversos motivos. Seja pelo tempo apertado ou pela quantidade de assuntos, o ideal é que desde cedo seu filho seja incentivado a criar uma rotina de estudos. O hábito de estudar em casa pode ser ajustado de forma gradual e de acordo com a idade e série da criança, variando em um tempo de 20 minutos a 1h30 por dia, com intervalos quando esse tempo exceder a 1 hora e de preferência com a sua supervisão não apenas como mãe, pai ou responsável, mas também como um parceiro no conhecimento. Dessa forma, a criança pode desenvolver prazer por esse costume, exercitar valores essenciais como organização e responsabilidade e evitar o acúmulo dos conteúdos. 
 

2.      Acompanhe os deveres de casa 

É fundamental acompanhar as atividades de casa para que, a partir delas, você tome ciência do que está sendo desenvolvido e aprendido na escola. Através desse acompanhamento você também pode identificar dificuldades, quais as disciplinas que seu filho tem mais ou menos afinidade e deixar claro a importância de realizar atividades com empenho e dentro do prazo. Contudo atente-se: auxiliar nos deveres de casa não significa fazer as tarefas por seu filho, mas ajudá-lo a encontrar suas próprias respostas. 
 

3.      Organize um ambiente adequado para o estudo 

Ter um cantinho apropriado para estudar influencia diretamente na qualidade do aprendizado do seu filho. É necessário evitar distrações, barulho e qualquer ação que possa interferir negativamente na concentração no momento do estudo. O local destinado a isso deve ser bem iluminado e ventilado, silencioso e confortável, além de respeitado por todos da família, assim, bons resultados serão colhidos não apenas em forma de notas, mas também de aprendizado.