Fale com o CEPJSS   
 
 
 
Agenda Cultural
01 de janeiro - Confraternização Universal

06 à 10 de fevereiro - Carnaval

17 de março - Mudança da Capital

Calendário Escolar
 
 
Quarta-Feira, 24 de Maio de 2017  
» Notícias
03/02/2016
Amizade é tão importante para saúde quanto dieta e exercícios, diz estudo

Segundo pesquisa, jovens adultos e idosos bem relacionados são mais saudáveis, tendem a ter pressão arterial mais baixa, bem como IMC menor.
Além de uma boa alimentação e exercícios regulares, há outro segredo que pode ser vital para uma saúde exemplar: ter bons amigos. Segundo um estudo feito pela Universidade da Carolina do Norte, pessoas que estão sempre próximas de fiéis companheiros tendem a ter pressão arterial mais baixa, além da circunferência da cintura e o índice de massa corporal menor do que aqueles sem laços sociais tão fortes.

Os pesquisadores comprovaram essa tese após analisarem dados de quatro estudos de grande porte, de longo prazo e com representatividade nacional, que reuniram cerca de 15.000 participantes. Eles identificaram as associações entre o número ou a qualidade das relações de amizade e certos indicadores de saúde, como IMC, circunferência da cintura e o risco de inflamação.
Após as avaliações, o estudo constatou que o isolamento social era especialmente prejudicial aos jovens com idades entre 12 e 18 anos e idosos. Entre os mais novos, a solidão  esteve ligada aos mesmos níveis de aumento da inflamação. Já  nos mais velhos, o isolamento mostrou-se ainda mais prejudicial do que a diabetes e hipertensão.

De acordo com o estudo, o efeito dos relacionamentos sobre a saúde é tão poderoso  entre os jovens que a solidão teve um impacto negativo comparável a falta de atividade física.

E não para por aí. Os pesquisadores também descobriram que, quanto mais integrado socialmente um adolescente era, mais saudável será seu sistema metabólico e cardiovasculares no começo de sua idade adulta (entre os 20 e 30 anos). Além disso, o tamanho da rede de amigos teve influência significativa sobre a saúde dos jovens adultos e idosos (final dos 50 anos em diante) participantes da pesquisa.

O estudo não estabelece relações definitivas entre laços sociais e de saúde. No entanto, os autores estão confiantes de que a moral de que fazer amigos e manter relações sólidas deve ser um objetivo ao longo da vida, bem como uma recomendação de saúde pública.
 
FONTE: http://gq.globo.com/Corpo/Saude/noticia/2016/01/amizade-e-tao-importante-para-saude-quando-dieta-e-exercicios-diz-estudo.html 

 
» Notícias anteriores
10/10 OUTUBRO ROSA / CÂNCER DE MAMA
03/02 MEC libera R$ 111,5 milhões ao Senai para financiar bolsas do Pronatec
03/02 FIES 2016
03/02 Respeite os limites do seu corpo e aprenda a correr de maneira saudável
03/02 Amizade é tão importante para saúde quanto dieta e exercícios, diz estudo
03/02 Cachorro: 5 passos para adestrar seu animal de estimação
27/02 NOVAS TURMAS PARA O CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
19/01 REDAÇÃO: ALÉM DO ENEM
 
Galeria de fotos
Páscoa
Dia do Circo
Semana da Criança
Passeio de Xingó