×

NOSSO BLOG

30 de Dezembro de 2010

FÉRIAS ESCOLARES

Compartilhar:

  As férias escolares chegaram e com elas a preocupação de algumas famílias sobre como administrar o tempo livre que seu filho terá em casa. Esta apreensão muitas vezes é transferida ao filho que, ao invés de se sentir acolhido, percebe um sentimento de repúdio em sua própria casa, transmitido pelos próprios pais. Esta sensação pode ter sido causada por curtos diálogos ou monólogos de lamentação dos pais em relação a um possível aumento de custos para contratar uma acompanhante para cuidar das crianças durante as férias ou a um possível aumento no tempo de dedicação dos pais em relação aos filhos.

    O recesso escolar é muito importante para o desenvolvimento social das crianças, pois é um tempo de descanso, um momento em que elas podem estabelecer novas amizades, descobrir novos lugares, experimentar a quebra de rotina tão saudável para todos nós. Experimentar as novidades que o mundo reserva para cada faixa etária é condição imprescindível para o amadurecimento saudável de todas as crianças. E a escola não consegue prover essas experiências o tempo todo e em todas as áreas, tais como: um lançamento de filme no cinema, um novo parque de diversão, uma atração que antes era proibida por conta da idade e agora não é, um passeio no parque público que possibilita atividades compartilhadas entre pais e filhos, como subir em árvores, correr e deitar na grama... Por que não? As crianças esperam por estes momentos!

    Todas as experiências inéditas tem papel importante no aprendizado e no vínculo entre pais e filhos, que podem e devem ser estreitados no período das férias. São momentos que eles irão guardar para sempre... Quem não se lembra de um período inesquecível de férias em alguma parte da vida: as primeiras férias na praia, as férias na casa dos avós no interior, as férias na casa dos primos, entre outros.

   Planejar os passeios, atender aos pedidos curiosos, sugerir espaços de diversão são algumas atitudes que os pais podem pensar neste momento.

20190911104706_5d78fada12edf.jpg