×

NOSSO BLOG

11 de Janeiro de 2011

FORMAR CARACTERES

Compartilhar:

A prática e as pesquisas realizadas por psicólogos demonstram a necessidade de se repensar a questão da educação dos filhos.

     Depois que as experiências provaram que o método do autoritarismo, aplicado por nossos pais, estava ultrapassado e de certa forma ineficiente, optou-se por outro método menos eficaz e até danoso: o da “liberdade sem responsabilidade.”

    Considerada por alguns psicólogos como prejudicial ao desenvolvimento sadio da criança, a palavra “não” foi banida do vocabulário de muitos pais, que hoje amargam profundamente a total falta de controle sobre a prole.

    Sem examinar a questão com mais cuidado, os pais modernos aceitaram a filosofia do “tudo pode”, não levando em conta a necessidade de se estabelecer limites para que haja harmonia dentro lar.

    Depois de perder o controle da situação, muitos apelaram para outro método desastroso: o da barganha.

    Impotentes diante da teimosia dos filhos, criados sem as normas básicas de disciplina, os pais se perdem nos labirintos das “compensações”, em que tudo é negociado.

   Se é hora de ir para a cama e o filho não obedece, a mãe logo lança mão de algum motivo para a “negociata”: “se você for dormir a mamãe deixa você jogar aquela fita de “game” violenta, que você tanto gosta”.

    Nesse caso bastaria que a mãe, consciente da sua missão de educadora, tomasse seu filho pela mão e o conduzisse com carinho e firmeza para a cama.

    Alguns psicólogos defendem a volta do autoritarismo na educação dos filhos, mas isso já ficou provado que não dá bons resultados. Seria “domesticação” ao invés de educação.

   Santo Agostinho fez a seguinte advertência em o Evangelho Segundo o Espiritismo: “lembrai-vos de que a cada pai e a cada mãe perguntará Deus: que fizestes do filho confiado à vossa guarda?

   Se por culpa vossa ele se conservou atrasado, tereis como castigo velo entre os espíritos sofredores, quando de vós dependia que fosse ditoso”.

   Pensemos nisso!!!

 

20190911104705_5d78fad9a0e28.jpg