×

NOSSO BLOG

18 de Março de 2021

Importância da contação de histórias no ensino infantil

Compartilhar:

Utilizada em muitas instituições de ensino como uma das primeiras maneiras de transmitir conhecimento, a contação de histórias tem sido adotada com cada vez mais frequência na Educação Infantil, não apenas como uma forma de divertimento e lazer, mas também como aprendizado. 

Contar histórias na escola de um jeito atrativo exige adequações, por isso é importante respeitar a faixa etária dos alunos escolhendo uma temática apropriada para a idade deles. É fundamental também que, no ambiente escolar, haja um espaço destinado à contação e que o professor utilize ferramentas como fantoches a fim de incentivar o interesse e a imaginação dos estudantes. 

A contação de histórias traz diversos benefícios para as crianças. A infância é uma fase de mudanças e descobertas de si e do mundo e, a partir dessa prática, os pequenos aprendem a lidar com atitudes prejudiciais como a falta de atenção, a agressividade e a ansiedade. A contação possibilita também a familiarização com a Língua Portuguesa e auxilia no desenvolvimento da linguagem e no estímulo à leitura, um hábito importante na formação escolar da criança. 

Apesar da relevância que esse exercício tem dentro da sala de aula, é essencial que ele não aconteça apenas no colégio, mas que seja incentivado em casa antes mesmo dos primeiros anos escolares da criança. Contar histórias possibilita a criação de laços afetivos, seja através da entonação da voz ou do olhar trocado em cada parte da narrativa. Além disso valores morais como bem e mal podem ser passados ao longo de uma contação, ensinando lições inestimáveis. 

A prática da contação de histórias torna-se ainda mais eficaz quando se reconhece o trabalho conjunto e transformador que pais e escola podem fazer. Uma criança que ouve histórias tem grandes chances de ser um adulto criativo, comunicativo e emocionalmente desenvolvido.  

 

g