×

NOSSO BLOG

03 de Maio de 2010

LÚDICO, O QUE É?

Compartilhar:

   Lúdico tem sua origem na palavra “ludus” que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de ser considerado apenas o sentido de jogo.             O Lúdico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por espontâneo, funcional e satisfatório. Na atividade lúdica não importa somente o resultado, mas a ação, o movimento vivenciado.

            A maioria das escolas tem didatizado à atividade lúdica das crianças restringindo-se a exercícios repetidos de discriminação viso-motora e auditiva, através do uso de brinquedos, desenhos coloridos, músicas ritmadas. Ao fazer isso, ao mesmo tempo em que bloqueia a organização independente das crianças para a brincadeira, essas práticas pré-escolares, através do trabalho lúdico didatizado, enfatizam os alunos, como se sua ação simbólica servisse apenas para exercitar e facilitar para o professor a transmissão de determinada visão do mundo, definida a priori pela escola.

            “É fundamental que se assegure à criança o tempo e os espaços para que o caráter lúdico do lazer seja vivenciado com intensidade capaz de formar a base sólida para a criatividade e a participação cultural e, sobretudo para o exercício do prazer de viver, e viver, como diz a canção, como se fora brincadeira de roda...” (Marcelino, Nelson. C., 1996.p.38)

20190911104715_5d78fae3d31d2.jpg