×

NOSSO BLOG

23 de Dezembro de 2021

Novo Ensino Médio no CEPJSS

Compartilhar:

O Novo Ensino Médio no Centro Educacional Professor José Sebastião dos Santos (CEPJSS) vai proporcionar ao aluno a sua estruturação pessoal, para que, no futuro, possa fazer escolhas de forma consciente.  

A implantação do Novo Ensino Médio, no CEPJSS, acontecerá de forma gradativa. Em 2022, apenas a 1ª série do Ensino Médio fará parte dessa implementação. Já em 2023, as 1ª e 2ª séries cursarão o Novo Ensino Médio. E em 2024, todo o Ensino Médio do CEPJSS vai estar com o Novo Ensino Médio implementado.  

O Novo Ensino Médio é divido em duas partes: a Formação Geral Básica (FGB), na qual o currículo é comum a todos os alunos e alunas, e os Itinerários Formativos, que são a parte flexível do currículo.   

Os Itinerários Formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no Ensino Médio.  

Em 2022, o CEPJSS vai ofertar dois itinerários: o Itinerário 1 – Organização Pessoal e Liderança, e o Itinerário 2 – Gestão Ambiental e Política.  

No Itinerário 1, o aluno vai aprender sobre Projeto de Vida, Relações Interpessoais, Expressão Oral e Escrita, Planejamento Financeiro, Processos Criativos e Inteligência Emocional.   

Já no Itinerário 2, o aluno vai aprender sobre Projeto de Vida, Relações Interpessoais, Expressão Oral e Escrita, Planejamento Financeiro, Meio Ambiente e Sociedade e Soluções Baseadas na Natureza.  

Os alunos que optarem pelo Itinerário 1 passarão pelos eixos estruturantes - responsáveis por integrar as possíveis combinações dos Itinerários Formativos e buscam promover uma conexão entre as experiências educativas com a realidade moderna, na qual os alunos estão inseridos – Empreendedorismo (Desenvolver empreendimentos pessoais ou produtivos), Mediação e Intervenção Sociocultural (Envolver em projetos de mobilização e intervenção ambiental e sociocultural que visam promover uma participação na vida política) e  Processos Criativos (Criação de processos criativos).   

Os que escolherem o Itinerário 2 passarão pelos eixos estruturantes: Empreendedorismo (Desenvolver empreendimentos pessoais ou produtivos), Mediação e Intervenção Sociocultural (Envolver em projetos de mobilização e intervenção ambiental e sociocultural que visam promover uma participação na vida política) e  Investigação Criativa (Examinar a realidade através de práticas científicas).   

Confira:

Itinerários Formativos
 

ITINERÁRIO 1 – ORGANIZAÇÃO PESSOAL E LIDERANÇAITINERÁRIO 2 – GESTÃO AMBIENTAL E POLÍTICA  
O QUE O ALUNO APRENDERÁ? O QUE O ALUNO APRENDERÁ?  
PROJETO DE VIDA  

 

 

PROJETO DE VIDA

 

RELAÇÕES INTERPESSOAIS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA  EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA 
PLANEJAMENTO FINANCEIRO PLANEJAMENTO FINANCEIRO
PROCESSOS CRIATIVOSMEIO AMBIENTE E SOCIEDADE  
INTELIGÊNCIA EMOCIONALSOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA   
ÁREAS DE CONHECIMENTO:
- Ciências Humanas  
- Linguagens  
- Matemática 
ÁREAS DE CONHECIMENTO:  
- Ciências Humanas  
- Linguagens  
- Matemática  
- Ciências da Natureza 
EIXOS ESTRUTURANTES:  
- Empreendedorismo;  
- Mediação e Intervenção Sociocultural;  
- Processos Criativos.  
EIXOS ESTRUTURANTES:  
Empreendedorismo;  
Mediação e Intervenção Sociocultural;  
Investigação Científica.
TEMAS INTEGRADORES:  
Argumentação, empatia e cooperação, pensamento criativo, economia, cidadania e civismo, meio ambiente e ciência e tecnologia, comunicação. 
TEMAS INTEGRADORES:  
Saúde, economia, cidadania e civismo, meio ambiente e ciência e tecnologia, pensamento crítico, consumo consciente, autocuidado, sustentabilidade, empatia.
DESCRIÇÃO
Conquistar a empatia das pessoas e conduzir uma equipe/grupo, dando orientações sobre as decisões e ações é o que chamamos de LIDERANÇA. Contudo, ser líder não é algo simples, implica no autoconhecimento, organização particular, se colocar no lugar do outro e saber definir e colocar em prática estratégias para atingir um bom resultado. Nesse itinerário, vamos trabalhar e desenvolver habilidades que facilitem ao aluno ser um LÍDER.  
DESCRIÇÃO:  
Mais do que nunca precisamos cuidar do nosso meio ambiente, viver em harmonia com a natureza, e por isso, é importante que a sociedade consiga gerir os recursos naturais necessários para a vida do planeta. É possível ter desenvolvimento sem degradar o meio ambiente. Nesse itinerário, o aluno trabalhará com a gestão do meio ambiente para que não nos falte recursos naturais essenciais para a vida e a produção.