×

NOSSO BLOG

03 de Setembro de 2009

O ENADE é importante para o estudante

Compartilhar:

A qualidade em educação, conforme as diretrizes do SINAES- Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é resultante do interrelacionamento de diferentes dimensões, envolvendo desde a sua estrutura física até os mecanismos de integração ao contexto social em que se situa e com o qual interage. Para que as práticas de uma Instituição de ensino tornem-se continuadamente melhores, é necessário que sejam permanentemente avaliadas por todos os membros de sua comunidade acadêmica e confrontadas com as melhores práticas de mercado. Com esse propósito, para coordenar o processo permanente de avaliação institucional, a FIPEN instituiu a CPA - Comissão Própria de Avaliação, formada por representantes do corpo docente, discente, técnico administrativo e comunidade local.

       Uma outra parte da avaliação da educação superior feita pelo MEC é o ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Participam do ENADE tanto os alunos do primeiro ano, que tiveram concluído 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso, quanto os do último ano, que tiverem concluído no mínimo 80% dessa carga horária.

      No período que antecede a realização da prova (este ano dia 08 de novembro às 13:00 horas)os professores formulam questões de suas disciplinas, que são transformadas em simulados preparatórios a serem realizados pelos alunos inscritos para o ENADE. Além disso, os professores fazem uma revisão total das matérias com os alunos que serão submetidos ao exame.

      Importância do ENADE para o estudante:

  • Prestígio acadêmico, podendo ser um diferencial na disputa de vaga no mercado de trabalho;

  • Importante para ingresso em um curso de pós graduação;

  • Curso for mal avaliado, o financiamento da CEF (FIES) poderá ser cancelado, impedindo que outros colegas possam usufruir desse beneficio;

  • Curso bem avaliado garante a continuidade de concessão de bolsas PROUNI para alunos que queiram ingressar no curso. Desempenho inferiores no ENADE podem refletir na redução de bolsas PROUNI.

       O estudante precisa ter consciência das responsabilidades que lhe são atribuídas, quando da realização da Prova, alguns pensam que só a Instituição será prejudicada, e aí chegam a "entregar" a prova em branco, o que demonstra uma atitude não civilizada para um profissional competente e responsável.

      A Pio Décimo disponibiliza seus professores e coordenadores ao dispor dos alunos, para elucidar dúvidas e ou/ questionamentos levando-os para a realização da prova do ENADE com plena consciência de seus deveres.

20190911104752_5d78fb081126a.jpg