O Professor é muitas vezes o único que pode desenvolver no aluno a essencial autoconfiança e os hábitos e métodos de estudo.
A comunidade educativa exige do professor cada vez mais
competências e empenho nestas áreas. Nos países de língua inglesa existe
uma longa tradição de didática das capacidades de estudo e de
manipulação de informações. Nos Estados Unidos dos anos 50, nove em cada
dez escolas tinham um curso sobre método de estudo destinado a melhorar
o rendimento dos estudantes (Serafini, 1991).
Em pedagogia não há uma fórmula secreta para fazer com que qualquer
aluno saiba aprender. Mas há alguns processos e estratégias que
maximizam o rendimento escolar de determinados alunos, em determinadas
situações, em determinadas matérias ou disciplinas. Cada aluno tem suas
características e por isso necessita de um plano apropriado de
incentivos e aprendizagem em métodos de estudo. Por isso, junto dos
alunos o professor estuda, divulga e incentiva a utilização de
diferentes métodos de estudo. O professor procura transmitir o saber e o
como saber, procurando estratégias para ajudar o aluno a estudar e a
saber cada vez mais.
Um aluno é mais eficiente se aprender a maximizar as suas
capacidades. O mais importante é que ele consiga desenvolver a
autoconfiança, o espírito crítico e a livre iniciativa.
As atividades apresentadas pretendem desenvolver capacidade e
atitudes do aluno. E todas as oportunidades poderão ser válidas para
consolidar esta perspectiva: O aluno aprende com o professor.